Áudio e Vídeo

A Raízes Tupi Produções tem participado desde 2010 do ProAc (Programa de Ação Cultural) da Secretaria de Estado da Cultura, e por dois anos em seguida seus projetos foram contemplados com o apoio do Governo do Estado.

O resultado desses projetos foi a confecção de 02 (dois) documentários, com as filmagens feitas na própria aldeia, com a apresentação da confecção de alguns dos artesanatos tradicionais Tupi.

O primeiro título foi : "Onimboé Odjapó - Aprender Fazendo", um documentário pedagógico, que mostra o passo à passo da coleta de materiais, preparação e confecção dos seguintes artesanatos: colar tradicional tupi, os instrumentos musicais pau de chuva e m'baracá, armadilha forca, o arco e flecha e o cesto de palha (samburá).

Capa do DVD 01/2011.

Visualização DVD 01/2011.



Já o outro trabalho, "Odjapó Ronõó - Fazer Juntos", mostra o registro da confecção de uma oca tradicional em seu passo a passo, assim como duas oficinas que foram feitas juntamente com algumas crianças da aldeia, dentro da oca após pronta. Neste DVD há um bônus com uma entrevista com a Professora Catarina, uma das indígenas tupi "Nhandedjairys" (mais velhas) das aldeias da região, que conta alguns acontecimentos de sua vida.

Capa DVD 02/2012.


Visualização do DVD 02/2012.

E é com muito orgulho que disponibilizamos os mesmos para aquisição por encomenda, basta entrar em contato conosco para que possamos passar maiores informações. Aprenda um pouco mais sobre esta cultura tão rica!!!




Um comentário:

  1. Cacique Ubiratã

    Nhanderu te ilumine e que através dos seus trabalhos e de outros que aqui terão participação,toda a grandeza e sabedoria dos povos indigenas - em destaque os Tupi - possam tocar o coração da grande comunidade humana.

    Sucesso

    Prof. João Barbosa
    Amigo de caminhada.

    ResponderExcluir