terça-feira, 12 de fevereiro de 2013

Produções e Edições

No ano de 2010 a Raízes Tupi deu início ao trabalho de registro da cultura indígena tupi, documentando através do audiovisual algumas técnicas de alguns artesanatos.

O primeiro vídeo, "Onimboé Odjapó - Aprender Fazendo", é um documentário didático de aproximadamente 50 min, mostra a confecção do Maracá, Colar Tradicional, Pau de Chuva, Samburá, Arco e Flecha e uma  armadilha  para caçar Pássaros. Todos estes utensílios foram feitos os registro desde a coleta da matéria prima até a confecção final, vale a pena apreciar!

Outro vídeo produzido e editado pela Raízes é o" Odjapó Ronõó - Fazer Juntos". Um documentário breve sobre a construção de uma "oca-oficina" construída na Aldeia indígena Bananal-Peruíbe-SP, com a finalidade de ter um local específico para realizações de oficinas de utensílios e artesanatos. Nele é mostrado o passo a passo da construção de uma oca tradicional tupi.

Atualmente estamos em outro projeto para ampliar esta documentação audiovisual, e adquirindo  novas tecnologias para melhoria na captação de imagens e sons, registrando um pouco mais dos milenares saberes  tradicionais do nosso povo.

Maiores novidades deste novo trabalho serão postadas para o acompanhamento virtual de todos.

De imediato estou publicando um vídeo realizado com fotos dos indígenas kuikuros do Xingu, para apreciação de todos, mostrando um pouquinho da enorme diversidade da cultura indígena no Brasil,quebrando esteriótipos de que a população indígena são todas iguais, o que não é verdade.Parabéns pela bela apresentação Ashaua Kuikuro!Ahooo!

Um grande abraços à todos!!!

Debora





Nenhum comentário:

Postar um comentário