sexta-feira, 22 de fevereiro de 2013

Projeto de Revitalização das Práticas de Nossa Cultura

No ano de 2011 nosso projeto "Revitalizando Nossas Práticas - Povo Tupi" foi contemplado por meio da Secretaria da Cultura do Estado de São Paulo - ProAc Edital, e nele tivemos a oportunidade de construir uma "Oca Oficina", onde serão realizadas oficinas de artesanatos e utensílios tradicionais tupi, tanto para a própria comunidade, quanto para pequenos grupos de indígenas e não indígenas interessados em aprender a nossa arte.

Com essa iniciativa buscamos valorizar e revitalizar a cada dia nossa cultura e tradições que aos poucos vão se perdendo juntos com os mais velhos.

Nossa busca em registrar e passar para os mais novos nossas tradições tem sido um de nossos principais objetivos, para que desta maneira possamos ensinar o pouco que ainda resistiu diante de tanta modernidade dos dias atuais, não deixando se apagar uma cultura que é tão rica em detalhes e grandiosa  em tudo que nos transmite, sempre respeitando a natureza que nos cerca com todos seus encantos e beleza.

Segue abaixo uma breve apresentação de alguns registros que fizemos durante a captação de imagens para a confecção do vídeo documentário "ODjapó Ronõó - Fazer Juntos"lançado em janeiro de 2013.

Esperamos que gostem e comentem.

Abraços a todos,

Equipe Raízes Tupi Produção.



Um comentário:

  1. Muito bom!
    É uma pena mesmo que a cultura brasileira esteja "desmoronando", e na escola quase nunca aprendemos sobre indios. Aliás, nunca aprendemos nada!
    É muito bom saber que ainda há indígenas que lutam por sua cultura!
    Muito bom, Parabéns.

    - Daniel.

    ResponderExcluir